NOc Antares (H40)

O NOc Antares, estará em Salvador, durante o CBO2016 e ficará aberto para visitação no domingo (06/11) , segunda (07/11) e terça (08/11) de 9 horas às 11:30 para os participantes do CBO2016. A visitação para o público em geral ocorrerá nos mesmos dias das 14 às 17 horas (somente a parte externa).

antares

Algumas informações sobre o navio (fonte Wikipedia):

O NOc Antares (H-40) é um navio oceanográfico de 2ª Classe da Marinha do Brasil.

Construído como navio-sísmico nos estaleiros A/S Mejellem & Karlsen, em Bergen, na Noruega, a embarcação foi lançada ao mar em 27 de novembro de 1983, batizada com o nome M/V Lady Harrison.

Adquirido pela Marinha do Brasil em 10 de fevereiro de 1988, foi incorporado à Armada com o nome Navio Oceanográfico Antares, a 6 de junho do mesmo ano. É o primeiro navio da Armada a ostentar esse nome, homenagem à estrela mais brilhante da constelação de Escorpião.

Afeto à Diretoria de Hidrografia e Navegação e subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, a sua missão é a de efetuar levantamentos oceanográficos, hidrográficos, meteorológicos e ambientais, a fim de contribuir para o apoio às operações navais e à segurança da navegação na área marítima de interesse para o Brasil, além de projetos nacionais de pesquisa e resultantes de compromissos internacionais firmados pelo país. Teve atuação destacada na coleta de dados físico-químicos em apoio ao Levantamento do Potencial Sustentável de Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva (Projeto REVIZEE). Também participou de trabalhos em apoio ao Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC).

Características
Deslocamento (toneladas): 1.248-plena carga
Dimensões (metros): 55 x 10,3 x 5,0
Velocidade (nós): 10
Raio de Ação (milhas): 5.960 a 10 nós
Tripulação: 62 homens
Cientistas: 22
Construtor: A/S Mejellem & Karlsen, Noruega





CBO2016